EQUIPE FITTIPALDI, O FILME

Apesar das novas gerações desconhecerem o fato pela ausência de informações sobre o assunto em nossa mídia, em 1975, os irmãos Fittipaldi fundaram a Equipe Fittipaldi, conhecida também como Equipe Copersucar em função do nome da empresa patrocinadora. Esta equipe correu em 104 grandes prêmios e acumulou 44 pontos até seu último ano, em 1982.

O filme, uma realização da ITOBY FILMES, é um documentário com duração de aproximadamente duas horas, onde a história da iniciativa e empreendimento desta equipe, a Equipe Fittipaldi, é contada pelos personagens que dela fizeram parte.

O depoimento principal será o de Wilson Fittipaldi que, além de ter sido o primeiro piloto da equipe, é, ao lado de seu irmão, Emerson Fittipaldi e do engenheiro Ricardo Divila, o idealizador da escuderia e do primeiro carro brasileiro que chegou a competir na categoria Fórmula 1. 

Ao longo deste fio condutor, ramificam-se depoimentos de outros personagens ligados a historia como os pilotos Alex Dias Ribeiro, Ingo Hoffman, Chico Serra e Bird Clemente (primeiro piloto profissional brasileiro). Participam também o mecânico Darci de Medeiros, o então presidente da EMBRAER (Empresa Brasileira de Aeronáutica) Ozires Silva, o aerografista responsável pela pintura dos carros, Alan Mosca, filho de Sid Mosca, além de jornalistas que atuavam na época, como Castilho de Andrade, Lito Cavalcanti e Robertinho Ferreira.

Este documentário pretende trazer reconhecimento ao empreendimento dos irmãos Fittipaldi, mostrando as vitórias e dificuldades da escuderia que foi um projeto de ousadia e sucesso, apesar dos poucos anos em atividade.

É muito importante que esse acontecimento seja lembrado pelos antigos fãs e transmitido às novas gerações que desconhecem a história da primeira e única escuderia brasileira a construir um carro de Fórmula 1.

O filme pretende contar esse momento da história do automobilismo brasileiro e mundial que ainda não foi abordado com o respeito e atenção que merece. 

Essa história será contada pelos seus protagonistas que, pela primeira vez, estarão reunidos para falar desse momento de luta e conquista, e não de fracasso, como ficou estigmatizado.

Integra o projeto, a edição de um livro de fotografias inéditas de Cláudio Larangeira sobre carros e pilotos brasileiros que se notabilizaram nas décadas de 1960, 1970 e 1980.


EQUIPE FITTIPALDI, O LIVRO

 

O livro, do fotógrafo Claudio Larangeira, apresentará quase 150 fotografias, a maioria inéditas, começando na época romântica do automobilismo de competição do Brasil, nos anos 60. Com a preocupação principalmente visual e pequenos textos, sem uma preocupação cronológica ou histórica apresentado em outros livros do tema, mostramos desde os pioneiros com suas adaptações de Ferraris e Maseratis passando pelas equipes de fábrica e início da profissionalização de alguns pilotos.

Como exemplo, nossa primeira foto mostra um recorte de jornal amarelado e já esfarelado, com a manchete do brasileiro Chico Landi, vencendo o II Gran Prix de Bari, Itália, em 1948. Nos anos 70, o Brasil começa e receber algumas provas internacionais e os pilotos nacionais começam a ter um intercambio e contato com automóveis mais modernos. Vários se dão muito bem, vencendo provas e indo correr no exterior. O Brasil entra no seleto mundo da Formula 1 com uma prova extra em 1972 e finalmente em 1973 uma prova válida pelo Campeonato Mundial.

No meio da década de 70, surge a ideia de construir um Formula 1 no Brasil a razão principal do filme e do livro. Surge a Equipe Fittipaldi de Formula 1. O livro mostra numa retrospectiva que as pessoas envolvidas no projeto, não apareceram do nada. Wilson Fittipaldi Jr., Emerson Fittipaldi, Ricardo Divilla, o mecânico Darci de Medeiros, o aerogafista Sid Mosca, os pilotos Ingo Hoffman, Chico Serra e Alex Ribeiro tinham uma bagagem enorme, com muito sucesso nas suas carreiras.

Com essa apresentação detalhada tentamos no livro fazer justiça à esse bando de “malucos” pioneiros que construíram um Formula 1 num país que ainda não tinha nem telefone nas casas. De 1980 em diante o Brasil e seus pilotos começam a ser respeitados mundialmente Objetivo do projeto.O objetivo do livro é uma leitura interessante mesmo para leigos no assunto e apresentar uma riqueza de imagens nunca apresentada em um livro sobre corridas nacionais. Mostrar também a importância do empreendimento dos irmãos Fittipaldi, que quando comparada com outras equipes no início, acabou sendo um projeto de sucesso e ousadia.

Tentamos também com o livro, deixar uma recordação dos fãs do automobilismo da época e por que não mostrar aos mais novos a verdadeira história dessa epopeia, mostrando que um caminho foi aberto e outros pilotos seguiram muito bem. No final do livro mostramos pilotos que se tornaram ídolos no mundo como Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa.

Fotógrafo, trabalha desde 1960 nos mais conceituados veículos do país e do exterior. Participou da cobertura de cinco edições do Camel Trophy e de cerca de 40 Grande Prêmios de Fórmula 1 e de Fórmula Indy. Em 1978 recebeu o Prêmio Internacional Nikon de Fotografia, no Japão, entre 45.700 fotografias, inscritas por 50 países. Já editou a parte fotográfica de vários livros, entre eles o Aspectos da História do Automóvel no Brasil, Memórias sobre Rodas e Interlagos, 50 Anos da CBA. Atualmente é editor do site UOL AutoEstrada e é responsável pelo livro da história da Scorro que está em fase de produção.